FATO E
OPINIÃO

Saiba diferenciar os conceitos e tome melhores decisões em sua vida

A distinção parece simples, mas entender que as palavras ‘fato’ e ‘opinião’ têm diferentes denotações é uma dificuldade para 67% dos jovens de 15 anos, segundo pesquisa feita em 2021, pela OCDE.

FATO E OPINIÃO

E aí? Pegou o significado? 

Então chegou a hora de problematizar. Vamos nessa: Não saber a diferença entre fato e opinião pode te prejudicar no momento de decidir o seu voto, por exemplo. 

Lembra da pesquisa que apontou que a maioria dos jovens de 15 anos desconhecem a distinção entre as duas palavras?

Pois é. Viemos do futuro para dizer que muitos adolescentes daquela amostra já completaram 16 anos, e votaram pela primeira vez, neste ano.

FATO E OPINIÃO

FATO E OPINIÃO

Heading 2

Segundo o professor, esse ambiente é fortalecido com a ideia de que cada indivíduo tem contato, apenas, com ideais e valores que o representam. 

FATO E OPINIÃO

Heading 2

Para Bruno Ferreira, essa bolha social também pode incentivar o fortalecimento de dogmas na política

Heading 2

A palavra dogma também está relacionada com os significados de fato e opinião. Neste caso, o dogma representa a interpretação ou a crença em algo que não existe explicações baseadas em fatos.

FATO E OPINIÃO

Após esclarecer os significados das expressões fato, opinião e dogma, o professor Bruno dá dicas para identificar cada discurso e, assim, tomar decisões de forma crítica. Vamos a elas:

1. Saia da bolha

Se você concorda com todos ou quase todos os posicionamentos do seu influenciador digital favorito, procure ter contato com outras opiniões. 

Se o meio de comunicação for pela imprensa, leia, assista e escute veículos diversos.

2. Suspeite de conteúdos recheados de adjetivos e de juízo de valor

Ok, qualificar alguém é uma forma de emitir opinião. Mas o excesso de qualificações pode empobrecer a mensagem e prejudicar o debate público. 

3. Evite discutir dogmas

Afinal, você não consegue provar a existência - ou não - de Deus. Ou seja, não perca seu tempo - ou paciência - na tentativa de comprovar o impossível. 

Dogmas são legítimos, mas essas ideias têm relação com crenças e valores pessoais, não com posicionamentos políticos.